Quando devo indicar as Metáforas Diárias para Autoconfiança? 10 sinais indicativos
Os clientes que mais se beneficiam das Metáforas para Autoconfiança são aqueles que possuem uma necessidade aguçada de obter aprovação e evitar rejeição ou abandono. As pessoas que estão neste domínio dão uma ênfase excessiva ao atendimento dos desejos e necessidades do outro, à custa de suas próprias necessidades. Geralmente apresentam esquemas comportamentais de subjugação, auto-sacrifício, busca de aprovação e reconhecimento.
De acordo com a Teoria do Apego, as famílias de origem destas pessoas podem ter estabelecido relações de amor condicional, ou seja, o amor e a aceitação quando criança estavam vinculados ao atendimento de expectativas dos pais e supressão dos desejos do filho. Muitas vezes, podem ter sido crianças que passaram por situações de perdas e rompimentos afetivos que geraram a incerteza da obtenção do afeto desejado.
Os principais sintomas relacionais e cognitivos que apresentam são:
Medo extremado de não agradar e não ser aceito ou amado
Medo de errar e ser criticado.
Dificuldade em expressar as próprias opiniões e emoções
Tendência a comparar-se negativamente com seus pares
Dificuldade em estabelecer limites e ser assertivo
Dificuldade em valorizar suas conquistas e qualidades
Perfeccionismo que dificulta o processo de tomada de decisão
Autocrítica e autocobrança excessivas
Desistência e/ou procrastinação de seus projetos por medo de não alcançá-los
Ruminação de pensamentos negativos a respeito de si mesmo
Sabemos que os esquemas mentais de baixa autoconfiança são reforçados pelo próprio indivíduo e sistema que o cerca dia após dia. Este reforço cria crenças limitantes a respeito de si mesmo e termina por gerar dificuldades e limitações relacionais. Em tais casos, o trabalho terapêutico deverá ser o de levar o cliente a reencontrar-se, restaurar e resgatar a confiança em si mesmo, desafiar as crenças limitantes,bem como enfrentar o medo de não atender constantemente as expectativas alheias..Neste cenário, as Metáforas StarJunto atuam como um perfeito coterapeuta, pois, proporcionam um momento de reflexão diário mantendo o cliente focado no processo terapêutico e na mudança que deseja alcançar.

Utiliza a mesma estratégia que os clientes usam para gerar os problemas: a repetição. No entanto, utilizam a repetição e a recursividade com um outro viés: o viés positivo,que semeia a possibilidade de mudança.
Assim, dia após dia, durante 16 semanas, os clientes recebem metáforas que os levam a refletir, meditar e impulsionar seu processo de mudança..
Nos próximos artigos traremos alguns depoimentos de terapeutas e clientes que experimentaram e comprovaram os bons efeitos. Acompanhe!
Tags: