Sua terapia dá resultados?


“Sua terapia dá resultados mesmo?”. Esta foi a pergunta que um senhor me fez, assim que se assentou no sofá de meu consultório. Embora trabalhe há anos com psicoterapia breve chamou-me a atenção, ter sido esta a primeira coisa que ele disse. Segundo ele, a pergunta se deveu a um cansaço de já ter ido a vários profissionais e realizado outros processos de psicoterapia, porém sem sucesso na resolução de suas dificuldades. Nestes, até conseguia compreender o seu problema, mas o “danado” continuava ali, presente em sua vida. O que ele queria, e com muita legitimidade, era não só compreender, mas principalmente, encontrar soluções e ficar livre do que o atormentava.

A meu ver, a pergunta e angústia deste senhor levantam um importante questionamento para os psicoterapeutas: que tipo de terapia cada um realiza? Uma psicoterapia que se preocupa e se ocupa em obter resultados? Ou não?

A psicoterapia focada em resultados possui características muito específicas:

  1. Estabelece metas e objetivos terapêuticos. Não podemos avaliar resultados se não sabemos o que o cliente deseja mudar. Por isso, procura estabelecer um fio condutor que direcionará o processo. E ainda, estas metas não são parte de uma agenda oculta do terapeuta, mas fruto de uma conversa colaborativa entre os dois.

  2. O terapeuta entende que a cura de toda dor emocional é urgente, portanto deve dispor e buscar intervenções e ferramentas que impulsionem o processo de mudança e a autonomia do cliente. Possibilitar que o cliente se torne independente da terapia é um ponto importante neste modelo terapêutico.

  3. O terapeuta preocupa-se em trabalhar de forma ativa e colaborativa, auxiliando o cliente a construir uma nova história.

  4. A terapia é contextualizada e sistêmica levando em conta desde os aspectos culturais até a época na qual o cliente está inserido. Em outras palavras, para o século XXI uma terapia do século XXI.

  5. O cliente é incentivado a realizar tarefas fora do horário das sessões, assumindo assim compromisso e comprometimento para com as mudanças desejadas.

  6. O terapeuta avalia em conjunto com o cliente os avanços e resultados obtidos no processo, decidindo, os dois, se o processo pode se encerrar ou não.

Uma terapia focada nos resultados é então, uma terapia compromissada com os ganhos, conquistas e mudanças do cliente. Uma terapia que respeita e entende como legítimo o desejo do cliente em obter alívio e cura das suas dores emocionais. Vista por outro ângulo, a terapia focada em resultados é, na verdade, uma terapia focada no bem estar do cliente.

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

@

(31) 99644-8162